sábado, 29 de setembro de 2012

Numeração das Artes




Você já deve ter ouvido por aí a expressão "sétima arte" para designar o cinema. Mas você sabe quais são as outras seis? Será que existem a 8ª e a 9ª?
A numeração das artes é um hábito que estabelece números para fixar determinadas manifestações artísticas. O termo "sétima arte" foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1912.
Mais tarde, propuseram outras formas de arte, umas mais ou menos consensuais, outras que foram prontamente aceitas como a casa da 9ª arte, que hoje em dia é uma expressão utilizada para designar a "Banda Desenhada".


  • Numeração das Artes
Atualmente, esta é a numeração das artes mais consensual, sendo porém apenas indicativa, onde cada arte é caracterizada pelos elementos básicos que formatam a sua linguagem e foram classificadas assim:



1ª Arte: Música (som)


2ª Arte: Dança/Coreografia (movimento)


3ª Arte: Pintura (Cor)

4ª Arte: Escultura (volume)

5ª Arte: Teatro (representação)

6ª Arte: Literatura (palavra)


7ª Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª)



Outras formas expressivas também consideradas artes foram adicionadas depois a numeração proposta pelo manifesto:



8ª Arte: Fotografia (imagem)

9ª Arte: Banda Desenhada (cor, palavra, imagem/quadrinhos e HQs)



10ª Arte: Jogos de Computador e de Video (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somadas a 11ª desde a 3ª Geração de Videogames)


11ª Arte: Arte Digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação)




Curioso, não é?
Essa numeração é mais uma forma de tentar colocar ordem nas coisas, transformando-as em numerais. Afinal, a arte é subjetiva, pois cada um vê a arte onde quiser. Conceito de estética e feio/belo, blá blá blá.
Mas eu sei que arte é bom pra todos, independente de número ou gosto. Ela traz mais cultura e beleza nas nossas vidas.
Então, #fikadika!

domingo, 23 de setembro de 2012

Captiosus - A Mais Humana




          Despertei depois de ouvir um barulho. Estava em uma sala abafada, com uma lâmpada que emitia uma luz forte e âmbar. Ouvia vozes em toda parte, vozes agitadas. Por isso, decidi me manter imóvel como que ainda desmaiado. Cerrei bem os olhos, de uma forma que desse para ver o que estava acontecendo. 
         Vi pessoas estranhas. Usavam capas pretas com capuzes, mas todos estavam sem o capuz colocado sobre a cabeça. Muitos tinham pouco cabelo, as vezes nenhum, até mesmo as mulheres. Eram extremamente pálidos e tinham um colar com um pingente de aranha pendendo no pescoço (o mesmo colar daquele ser que me sequestrou). Eles falavam rápido demais, em uma língua muito familiar, mas desconhecida. Fiquei muito receoso, afinal, quem eram aquelas pessoas? Eram realmente pessoas?
          Eles falavam rápido, mas cada um respeitava o espaço do outro. Pareciam uma organização secreta. De repente, todos se voltaram para mim, e ficaram me fitando. Estava muito calor e o suor da tensão foi redobrado, chegava a pingar. Uma deles, a mais "humana", chegou perto e começou a me observar. Abri os olhos lentamente, até deixá-los abertos por completo. Ela me olhou espantada, fez uma expressão de bronca. Então, fechei os olhos novamente. Senti que seu corpo se virou e ouvi ela dizer alto:
          - Adhuc dormit...
          Não entendi o que ela tinha dito, mas devia ter sido algo com o sentido de "dormir", por isso continuei  em posição de sono. Depois disso, eles continuaram conversando. Quando me senti seguro, cerrei os olhos  novamente e vi o ser de máscara, muito próximo. Aquela máscara era muito real, parecia ser viva. Senti medo. Após muito tempo, comecei a sentir fome e sede, minhas entranhas fizeram um ruído alto e estrondoso. Todos olharam pra mim, o mascarado então disse algo, e todos saíram por uma porta. Apenas a moça mais humana ficou ali na saleta quente, deve ter ficado para me vigiar.
         Quando estávamos apenas eu e ela, senti segurança para abrir os olhos novamente. Ela, rapidamente veio e tirou do bolso de sua manta um pedaço de pão. Comi vorazmente aquele pequeno pão que tinha seu sabor.
          - Quem são vocês? - disse-lhe. - E o que querem de mim?
         - Somos pessoas que precisamos de sua ajuda! - respondeu, depois de dar uma olhada em volta, com uma voz extremamente rápida.
          Olhei bem para o rosto dela. Tinha os olhos azuis como água. Olhos maravilhosos. Cabelo curto.
          - Mas que tipo de ajuda?
          - No tempo, saberá...
          - Mas, quem são vocês?
          - Já disse, pessoas que precisam de sua ajuda!
         Desisti de fazer essa pergunta de novo. Fiquei realmente decepcionado e acho que ela percebera, pois logo emendou:
          - Viemos de longe, muito longe. Nós viemos do...
         Antes que pudesse terminar frase, a sala foi invadida por vários daqueles seres. O mascarado, que notei que era o líder, olhou para mim e veio como um vento forte em minha direção.
          - Ipse evigilasse! Vetus vigilasse!


domingo, 16 de setembro de 2012

Sessão de Publicidade - Setembro: O Futebol na Publicidade






Já faz tempo que ver jogadores de futebol em campanhas publicitárias não é novidade, mas ultimamente isso está ainda mais evidente. Seja em uma campanha de produto de beleza, de automóvel, de produtos eletrônicos, eles estão lá, marcando presença.
Por mais efêmera que seja a carreira e a visibilidade desses atletas, com exceção é claro dos mitos, como Pelé, os publicitários e os pesquisadores de mercado sempre chegam a conclusão de que eles são ótimas apostas para o sucesso de uma peça e eventualmente do produto anunciado.
Essa invasão futebolística não é pelo padrão estético desses jogadores, ou seja, seu físico, mas sim, pelo nome e pelo prestígio alcançados nos campos e na mídia (isso fica bem claro quando pensamos nos casos de Neymar, Ganso e Ronaldo). Com isenção daqueles que além de credibilidade no futebol, são também  modelos de beleza (como Kaká,  Beckham e Cristiano Ronaldo).
Além disso, a recente descoberta do público masculino pela publicidade, a necessidade de se representar diversos tipos de homens na publicidade e o papel do homem na sociedade fez com que os atletas desse esporte tão popular e com ótimo alcance de público dominasse o mundo da propaganda.
Apenas aqueles que estão ou são considerados os melhores, conseguem espaço nesse mercado de patrocinadores, assim como também acontece nos próprios times. Afinal, nenhuma empresa em sã consciência colocaria um jogador desconhecido ou que esteja em uma má fase para divulgar seu produto.
Essa junção desses dois mundos envolve muita, mais muita grana mesmo. Só para efeito de comparação, eis a lista dos 10 jogadores de futebol mais bem pagos da atualidade, feita pela revista AFP, feita em julho, após a saída de Drogba do Chelsea e a ida de Ibrahimovic para o Paris Saint-Germain.


1. Samuel Eto'o  (Anzhi Makhachkala - Daguestão)
20,3 milhões de euros


2. Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain - França)
15 milhões de euros


3.Wayne Rooney (Manchester United - Inglaterra)
13,2 milhões



4. Cristiano Ronaldo (Real Madrid - Espanha)
13 milhões





5. Didier Drogba (Shangai Shenua - China)
12 milhões de euros

6. Seidou Keita (Dalian Aerbin - China)
12 milhões


7. Sergio Arguero (Manchester City - Inglaterra)
11,8 milhões


8. Nicolas Anelka ( Shangai Shenua - China)
11,5 milhões


9. Yayá Touré (Manchester City - Inglaterra)
11,1 milhões


10. Lionel Messi (Barcelona - Espanha)
11 milhões


Diz se não é muita grana! Praticamente todos esses jogadores tem contratos com diversas marcas, não só esportivas, mas em diversas outras áreas que nada a ver tem com o futebol. Só o Neymar, ganha aproximadamente R$ 33 milhões, isso no Brasil, onde os times não tem tanto dinheiro quanto os times do exterior. E muitos deles não são modelos de beleza, e sim, considerados os melhores.
Agora, vou colocar algumas demonstrações de algumas campanhas estreladas por jogadores de futebol.







Para finalizar, um famoso ex-jogador, muito bom durante sua carreira, agora depois de "aposentado" decidiu trocar de ramo. Pra que ramo? Publicidade, é claro. Sim, estou falando de Ronaldo. Ele agora tem uma agência de publicidade, a 9ine, que cuida da imagem de diversos famosos, a maioria atletas, como Neymar e Anderson Silva, e também Luan Santana. Ou seja, os que estão em alta no mercado. Esperto, não?



domingo, 9 de setembro de 2012

As Vozes Idênticas Na Música




Há um tempo, tenho percebido que alguns cantores ou vocalistas de bandas tem algo em comum, de muito comum, a voz idêntica. Ás vezes, até me confundo um pouco quando ouço a música. Por isso, quis fazer um post pra comentar algumas vozes da indústria musical que são parecidas.


  •  Patrick Stump (Fall Out Boy) x Brendon Urie (Panic! At The Disco)
Descobri essa semelhança faz um tempo. Quem conhece as músicas e as bandas, vai saber distinguir quem é  quem, mas veja nesse vídeo a comparação.



  • Brandon Flowers (The Killers) x Bono Vox (U2)
Na mais recente música do The Killers, Runaways, senti que a voz de Brandon estava parecidíssima coma do Bono Vox. As músicas escolhidas para efeito de comparação ajudam muito, pois também são parecidas ao meu ver. Veja a comparação.


  • Cazuza x Teco Martins (Rancore)
Me perdoem os fãs de Cazuza, que nesse momento devem estar irritadíssimos com a comparação, mas pra mim, é inevitável. Quando fui no show do Rancore, antes mesmo deles fazerem o sucesso que fazem hoje, já tinha notado a semelhança não das vozes, mas sim a maneira de cantar. Até porque Cazuza tinha a língua solta e com sotaque carioca. Veja e compare.



  • Lucas Silveira (Fresno) x  Matthew Bellamy (Muse)
Eu creio que o Lucas deve ter se inspirado bastante na banda Muse para compôr os elementos da banda Fresno. Aproveitando é claro, das vozes semelhantes. Veja e compare.




  • Eddie Vedder (Pearl Jam) x Scott Stapp (Creed)
Quando o Pearl Jam surgiu no início dos anos, várias outras bandas de rock se inspiraram e começaram suas carreiras, entre elas, o Creed. A voz do vocalista Scott Stapp foi evidentemente comparado ao do vocalista da Pearl Jam, Eddie Vedder. Compare.



Essas são algumas das vozes gêmeas do mundo musical. É engraçado e curioso quando isso acontece. Existem muitas outras vozes por aí que são bem idênticas, como a maioria dos cantores de sertanejo e forró que tentam imitar a voz do Zezé di Camargo, mas isso é algo que devemos deixar de lado. E aí, percebeu alguma semelhança ou isso é coisa da minha estranha mente? Comenta aí!